Clube Ciência Viva - Abrigada

2021-2023

O Clube da Ciência do Agrupamento de Escolas de Abrigada assenta num conceito dinâmico e plural que, visa promover o ensino experimental das ciências, dentro e fora da sala de aula, potenciando a cooperação entre aprendizagens formais e não formais de educação, adaptadas às características específicas do meio social e cultural em que esta se insere.

Este projeto/clube tem como parceiro “natural” a Câmara Municipal de Alenquer, sendo que os os objetivos da Camara consistem no desenvolvimento de atividade científicas dirigidas aos alunos do concelho e que, em particular, promovem o património natural da região.
Além dos Centros de Ciência Viva do Alviela e de Constância, também nossos parceiros, existe uma parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que, na pessoa de dois biólogos estão a desenvolver dois projetos:  “As plantas dos nossos avós” e “Os líquenes, exemplos de simbiose e como indicadores da qualidade do ar”. Um outro parceiro é o ISPA – instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, com o projeto “Peixes Nativos”.
1
experiências
1
anos
1
alunos
1
professores

Atividades 2021-2022

Visando a formação de cidadãos ecologicamente esclarecidos e atuantes, os temas que vieram em evidência no ano letivo 2021/22 foram, entre outros: 

– a descoberta da natureza, a sua beleza, a biodiversidade e a preservação das espécies; 

– o reconhecimento do património natural próximo;

– o contributo que cada um pode dar para proteger a Terra e todos.

2022-2023

Próximas atividades

Para o ano 2022-23, haverá mais atividades …..

A primeira será em ……